Vacinação contra gripe começa na próxima segunda em Foz do Iguaçu                           

Share Button
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Na próxima segunda-feira (25), a secretaria municipal de saúde de Foz do Iguaçu inicia a campanha de vacinação contra a gripe; Meta é imunizar mais de 50 mil pessoas. A campanha de vacinação contra a gripe em Foz do Iguaçu foi antecipada, assim como em outros municípios do Paraná, e irá começar na próxima segunda-feira (25) em todas as unidades básicas de saúde. A meta da secretaria de saúde do município é imunizar 80% da população de risco, ou seja, mais de 50 mil pessoas. O Ministério da Saúde já enviou as doses da vacina e Foz do Iguaçu recebeu 40% de todo lote para a primeira etapa. No decorrer da campanha, a 9ª Regional de Saúde poderá enviar outra remessa de vacinas.

Todos os postos de saúde receberam as vacinas para iniciar a vacinação na semana que vem. O horário de atendimento é normal, de acordo com o funcionamento de cada unidade. A campanha se estende do dia 25 de abril ao dia 20 de maio e, especialmente, no dia 30 de abril será o dia D da campanha nacional, em que todo o país estará realizando a vacinação de 8h às 17h.

Quem tomou a vacina no ano passado ou em anos anteriores precisa se imunizar novamente, principalmente as pessoas que compõem o quadro considerado prioritário, como gestantes, mulheres em período pós-parto de até 45 dias, trabalhadores da saúde, crianças de seis meses a menores de 5 anos, idosos acima dos 60 anos, população privada de liberdade e pessoas com doenças crônicas, que neste caso deverão apresentar comprovante médico da doença.

Ao procurar uma unidade básica de saúde é importante apresentar documento de identidade e carteirinha de vacinação. Em Foz do Iguaçu todas as unidades básicas de todos os bairros estarão imunizando, exceto a unidade do Lagoa Dourada, pois está sem funcionamento na sala de vacinas. Os moradores deverão se vacinar nas unidades próximas, como a unidade São João, por exemplo.
A vacina contra a gripe atinge três tipos de vírus, incluindo o H1N1, mas a composição da vacina é alterada todos os anos. O tempo de ação é de 10 a 15 dias para que o organismo comece a provocar anticorpos. A principal contraindicação é para quem tem alergia a ovo.

Por: AMN