Trevo da Argentina ganha decoração especial do Outubro Rosa

Share Button

Em comemoração ao outubro Rosa, um canteiro de flores no formato de laço está sendo montado pela equipe do projeto Florir Foz no trevo da Argentina. A intenção é chamar a atenção para os riscos do câncer de mama e despertar a consciência para a autoanálise.

Nesta terça-feira (25) às 08h30 da manhã, a prefeita Ivone Barofaldi, juntamente com as secretárias que trabalham na atual gestão, irá realizar o plantio de flores no canteiro com o intuito de lembrar todas as mulheres à importância da prevenção e o combate ao câncer de mama. “Essa campanha é mundial, estamos com atividades em todas as nossas unidades básicas de saúde, e entendo que as mulheres podem e devem fazer a mamografia e também o exame preventivo de câncer de colo de útero. É preciso promover o conhecimento e estimular a atenção das mulheres em relação ao tema”, disse a prefeita.

Histórico

O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de promover a conscientização sobre a doença e compartilhar informações sobre o câncer de mama.

Desde 2010, o INCA participa deste movimento, promovendo espaços de discussão sobre o controle do câncer de mama e divulgando e disponibilizando seus materiais informativos, trazendo qualidade para o debate, tanto para os profissionais de saúde quanto para a sociedade.

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que até o fim do ano o Paraná registre 3.730 casos de câncer de mama, cerca de dez por dia. Em 2015, foram 3.490 novos casos no Estado.

Por: AMN