Receita Federal e BPFron apreendem grande quantidade de medicamentos em ônibus de turismo

Share Button

Durante ação de fiscalização da equipe de repressão da Receita Federal e policiais do BPFron na BR-277, foi apreendido um ônibus de turismo com grande quantidade de medicamentos na semana passada.

O ônibus de turismo, com placas de Marau/RS, foi abordado na rodovia BR-277 com cerca de 35 passageiros. Ao iniciar inspeção no veículo, foi encontrada grande quantidade de mercadorias diversas no bagageiro, oriundas do Paraguai. Diante disso, como medida de segurança, o ônibus foi lacrado e encaminhado para a Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu para posterior fiscalização detalhada.

Na manhã de terça-feira (23), por volta das 8h30, iniciou-se a deslacração do ônibus para identificação e quantificação detalhada das mercadorias e volumes.

Durante este procedimento, constatou-se que a maioria dos passageiros possuíam itens dentro da cota de isenção permitida. Porém, no encerramento da atividade, foi encontrada uma mala carregada com medicamentos, em sua maioria para disfunção erétil, abortivos, emagrecimento e anabolizantes. Ao todo havia mais de 18 mil unidades que contabilizaram aproximadamente R$ 45 mil.

Os passageiros, como procedimento padrão, são intimados a comparecer à deslacração, entretanto o proprietário da mala não o fez. Neste caso, por se tratar de medicamentos proibidos, ele responderá criminalmente por meio de representação fiscal feita pela Receita Federal ao Ministério Público Federal.

Por: Comunicação da Receita Federal