Prevenção de acidentes reduz gastos com saúde

Share Button

acidentes

O programa Vida no Trânsito, da Secretaria Municipal da Saúde, realiza nessa quinta-feira, 24, ações simultâneas nas 28 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Foz do Iguaçu. Funcionários vão abordar pacientes que aguardam atendimento para chamar a atenção para o peso dos acidentes de trânsito no Sistema Único de Saúde (SUS). Só no Hospital Municipal Padre Germano Lauck, por exemplo, 25% dos atendimentos são de vítimas envolvidas em colisões, a maior parte com motos. A ação faz parte da Semana Nacional do Trânsito.

Na UBS Profilurb II haverá o Cantinho do Trânsito, local em que os usuários vão receber material informativo com dicas de segurança. “Vamos mostrar aos usuários que a atenção e os cuidados no trânsito ajudam a prevenir acidentes, e consequentemente os gastos com a saúde”, explicou a enfermeira Cida Steinmacher, que coordena a iniciativa.

Dados da Fundação Municipal de Saúde revelam que 14% dos internamentos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) são pacientes com politraumas, normalmente nos membros superiores e inferiores, o que deixa a vítima inativa por até um ano. “Um único paciente chega a custa R$ 10 mil por dia”, revelou o Secretário Municipal da Saúde, Charlles Bortolo.

Entre as dicas que serão repassadas aos pedestres estão a necessidade de atravessar sempre na faixa de segurança. Quando não houve sinalização, o pedestre deve buscar um local com boa visão dos veículos, e que possa ser visto facilmente pelos motoristas. “Vamos reforçar que o trânsito é coisa séria, e jamais devemos atravessar a rua correndo ou fazer brincadeiras durante a travessia”, explicou Cida.

Serviço:
O Programa Vida no Trânsito, da SMSA, realiza nessa quinta-feira, 24, uma ação de conscientização nas 28 UBS’s. Na unidade Profilurb II a atividade, que faz parte da Semana Nacional do Trânsito, começa a partir das 8h com a distribuição de material informativo. A coordenadora Cida Steinmacher estará presente.

Por: AMN