Prefeitura de Foz do Iguaçu aprimora portal da transparência

Share Button

Os cidadãos iguacuenses podem fiscalizar as movimentações da prefeitura de Foz do Iguaçu através do Portal da Transparência. O portal é atualizado periodicamente e disponibiliza relatórios de execução orçamentária, conforme instrução normativa 89/2013 – TCE PR, relatórios de operações financeiras de qualquer natureza e nos próximos dias informará ainda os horários de trabalho dos servidores, licitações abertas, em andamento e já realizadas, contratos firmados pela Câmara e gastos com viagens de trabalho.

Para adaptar as mudanças no portal, representantes da controladoria – responsável pela gestão do portal, secretaria de tecnologia – que oferece o suporte tecnológico, secretaria de administração e secretaria da fazenda – as principais secretarias que alimentam as informações do portal da transparência se reuniram hoje e traçaram as metas.

Até o dia 20 de julho o município deve implantar as mudanças. Segundo o secretário de tecnologia e informação, Sandro Lopes Ebbing, antes, a prefeitura trabalhava com um sistema onde todas as informações eram alimentadas através do funcionário, que lançava a informação e gerava um arquivo e em seguida o arquivo era publicado no portal. “Até o dia 20 implantaremos um novo sistema, para o portal buscar informação diretamente nesse sistema, sem que haja uma interação do funcionário. Fará com que o funcionário tenha que lançar na data correta a informação. Também no dia 20 de julho se encerra o prazo para atender a solicitação do projeto de lei da câmara de vereadores para que fique publicado todos os processos licitatórios de contrato em andamento no município, e também estará no portal da transparência”, adianta o secretário.

Ebbing frisa que a prefeitura de Foz do Iguaçu está adequando todas as informações para atender a lei que regulamenta a disponibilidade das informações e também atender às solicitações frequentes do ministério público, que vistoria as informações disponibilizadas.

“Existe um Termo de Ajuste de Conduta (Tac), que tem objetivo de cumprir o que manda a legislação. São vários itens, desde o horário de trabalho do funcionário, até as despesas com viagens relativas a trabalho. Essa informação é publica e vai ficar disponível no portal da transparência”, acrescentou.

Por: AMN