Paraná aumenta oferta de empregos no Turismo

Share Button

Paraná aumenta oferta de empregos no Turismo

O setor do turismo no Paraná registrou um crescimento de 19,03% no número de empregos, de 2010 a 2013. De acordo com o último levantamento da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), do Ministério do Trabalho e Emprego, em dezembro de 2010 o Estado contabilizava 121.569 trabalhadores empregados nas áreas ligadas ao turismo. Em 2013, esse número saltou para 144.701.

Para a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, os investimentos do governo estadual em programas de fomento ao empreendedorismo e ao desenvolvimento regional, aliados às obras de infraestrutura, contribuem para o aumento da importância turística do Paraná em relação ao restante do país.

“Estes números só comprovam o grande potencial turístico do Paraná, que é um Estado muito rico, tanto na diversidade natural, cultural e histórica. Mas, acima de tudo, acredito que o seu maior patrimônio está na sua gente acolhedora, que está sempre de braços abertos para receber os visitantes. Isso faz toda a diferença”, ressalta a secretária.

ESTABELECIMENTOS – O levantamento apontou, também, que o número de estabelecimentos formais da área de turismo cresceu 18,02%, no mesmo período. Atualmente, as áreas com mais estabelecimentos turísticos do Estado são as regiões Metropolitana de Curitiba (40,22%), Norte Central (19,93%) e Oeste (13,23%).

“A concentração na Região Metropolitana de Curitiba deve-se, sobretudo, à grande importância da capital em termos turísticos. No Norte Central, o destaque fica por conta dos municípios de Maringá e Londrina e, no Oeste, o principal atrativo é, sem dúvida, Foz do Iguaçu, em função das Cataratas”, explica o economista do Observatório do Trabalho, da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, Juliano Padilha.

SETORES – A equipe técnica do Observatório do Trabalho analisou os dados da Rais para identificar as regiões e setores que mais geraram empregos na área turística. Os resultados foram apresentados durante a reunião mensal do Conselho Estadual do Trabalho (CET), em julho.

O maior crescimento no número de empregos com carteira assinada, que foi de 38%, ocorreu na região turística Roteiros da Comcam (Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão). Entre os principais atrativos turísticos da região, composta por 24 municípios, estão as edificações religiosas, as peregrinações da Rota da Fé, a gastronomia com pratos típicos e festividades, como a Festa do Carneiro no Buraco e a Comcam Fest.

Como consequência, a região também registrou o maior crescimento de postos formais do subsetor de transporte de pessoas.

De acordo com a classificação do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), os principais ramos de atividades relacionados ao turismo são hotelaria, restaurantes, transporte rodoviário e aéreo de passageiros, agências de viagens, aluguel de veículos e atividades recreativas, culturais e desportivas.

Fonte: AEN