Governo do Paraná conclui entrega de boletos do IPVA

Share Button
Foto: Jorge Woll/DER/SEIL/AEN
Foto: Jorge Woll/DER/SEIL/AEN

O Governo do Paraná vai concluir nos próximos dias a entrega dos boletos de pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) de 2016.

Nas correspondências, que começaram a ser enviadas pelos Correios no dia 21 de dezembro, os contribuintes encontram os dados dos veículos, valores do imposto, formas de pagamento e as guias para recolhimento à vista ou da primeira parcela. Elas poderão ser pagas em qualquer instituição bancária.

Para permitir que os proprietários de veículos possam se programar para os pagamentos em períodos de férias, a Secretaria da Fazenda do Paraná antecipou o início do envio dos boletos. Devido ao grande volume, a distribuição das guias de recolhimento foi feita em lotes. O Estado conta com uma frota de 6,62 milhões de veículos e, destes, 4,38 milhões são tributados.

O pagamento do IPVA relativo ao exercício de 2016 deverá ser feito a partir de 21 de janeiro. O Estado concederá desconto de 3% aos contribuintes que optarem pela quitação em parcela única, conforme calendário por final da placa do veículo (ver tabela abaixo). Nos últimos anos, de 38% a 41% dos donos de veículos efetuaram o pagamento à vista.

Quem preferir, pode pagar em três parcelas, sem acréscimos, nos meses de janeiro, fevereiro e março, também observando as datas de vencimentos de acordo com o final da placa. Em fevereiro serão enviadas novas correspondências com as guias para recolhimento da segunda e da terceira parcelas, que também poderão ser quitadas em qualquer instituição bancária.

A maior parte da frota paranaense terá alíquota de 3,5% para o IPVA. Ônibus, caminhões, veículos de carga, de aluguel ou que usam gás GNV pagam 1%. Há imunidade para veículos de propriedade da União, Estados e Municípios e isenção para táxi, ônibus de transporte urbano, para deficientes, destinados ao transporte escolar e os que foram fabricados há mais de 20 anos.

Para confirmação dos dados, valores, pagamentos e até imprimir uma nova guia, o contribuinte pode acessar o site www.fazenda.pr.gov.br e fazer a consulta usando o número do Renavam do veículo. O pagamento também poderá ser feito usando somente o número do Renavam nos bancos credenciados (Banco do Brasil, Bancoob, Bradesco, Itaú, Rendimento e Sicredi).

A estimativa é de que o lançamento do IPVA 2016 no Paraná chegue a R$ 3,05 bilhões. O cálculo do imposto foi feito pelo valor de venda do veículo, tendo como base levantamento realizado pela Fipe e como referência os preços praticados no mercado do Estado em outubro de 2015.

Por: AEN