Foz do Iguaçu: Lar dos Velhinhos recebe doação de alfaces da Escola Padre Luigi

Share Button

As baixas temperaturas e a geada desta semana estavam prestes a comprometer à qualidade dos produtos na horta da escola municipal Padre Luigi, na Vila C Nova. A horta é uma iniciativa da própria escola em parceria com o voluntário, João Rafael da Silva, de 76 anos, que há dois anos ajuda a levar alimentos frescos e orgânicos à merenda das crianças da escola municipal.

A diretora da escola, Paulina Simões, explica que os alimentos produzidos no local vão direto para a merenda dos alunos, entretanto, devido às férias escolares e a geada, corria-se o risco de perder as alfaces. “Quando estamos em período de aula, o Sr. João colhe e as verduras e é encaminhado para a cozinha, onde as merendeiras preparam o alimento para servir. Como as crianças estão de férias, nós optamos por ajudar o Lar dos Velhinhos, que sempre precisam de doações e agora receberam um alimento orgânico fresco”, contou Paulina.

Durante o período de aula os alunos também colocam a ‘mão na massa’ e plantam as próprias mudas de verduras. “Temos uma área aqui que os alunos plantaram antes das férias e vão colher quando voltarem às aulas. Na prática, eles aprendem tudo sobre as sementes, quanto tempo demora a nascer e quando é a hora certa de colher, desde a cor até o tamanho é ensinado”, acrescenta a diretora.

Hoje a horta conta com uma infinidade de alimentos, entre eles estão os pés de alface, almeirão, couve, tomates, cana, maracujá, chuchu e em breve contará com um tanque para criação de peixes.

O voluntário e produtor, João Rafael da Silva, conta que é um prazer cuidar do espaço e auxiliar na educação das crianças. “As crianças também plantam, elas tem um contato com o meio ambiente, cuidam das verduras e valorizam o que estão comendo, pois alguns foram plantados por elas. É muito gratificante ajudar a levar educação e saúde a elas”, disse.

Segundo o produtor, o próximo desafio está colocar para funcionar o tanque de peixes. “Nós contratamos uma retroescavadeira para abrir o tanque, já colocamos a lona e o próximo passo é começar com os peixes, logo a merenda também terá algumas espécies de pescado”, acrescentou.

Por: AMN