Feira do Peixe Vivo deste ano acontecerá no CTG Charrua

Share Button
Foto: JIE
Foto: JIE

A Feira do Peixe Vivo deste ano acontecerá no CTG Charrua, em Foz do Iguaçu, entre os dias 22 e 24 de março. O evento, que chega à 12ª edição, é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Agricultura, com apoio da Itaipu, Emater, Sanepar, Instituto Federal do Paraná e Sindicato Rural. Os peixes à venda são da Associação dos Pescadores e Piscicultores do Lago de Itaipu de Foz do Iguaçu (Applifi) – entidade apoiada pela binacional.

A feira ficará em uma área coberta com mais de 1.400 metros quadrados. Nos três dias de evento serão comercializadas várias espécies de peixes produzidas por dezenas de piscicultores no Lago de Itaipu. Quem visitar a feira encontrará carpas, pacus, bagres, tilápias, pintados e piaus, entre outros. Será possível levar para casa os peixes já abatidos ou escolher o peixe vivo, exposto em caixas d’água.

Na praça de alimentação, os produtores da agricultura familiar do município vão expor e vender compotas, panificados e vários pratos preparados com peixe. É a oportunidade para aprender a diversificar o uso do pescado em cardápios, de lanches à refeição completa.

O apoio da Itaipu aos pescadores da Applifi é feito por meio do programa Produção de Peixes em Nossas Águas, do Cultivando Água Boa (CAB), que fornece assistência técnica durante todo o cultivo e também cede equipamentos (uma embaladora e uma máquina de processamento mecânico de carne) para a preparação do pescado na feira.

Fonte: JIE / Postado por: Wallace Zenaro