Estudantes de Medicina da UNILA promovem atendimentos gratuitos à população de Foz

Share Button

Acadêmicos do curso de Medicina da UNILA realizam, neste sábado (22), uma série de atividades e atendimento gratuitos para a população de Foz do Iguaçu. Em parceria com a Associação Médica de Foz do Iguaçu, os estudantes realizarão verificação de pressão e de glicemia, além de orientações de saúde na Praça do Mitre. A atividade será das 8h às 13h e faz parte do cronograma de comemorações pelo Dia do Médico.

Já na Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro Porto Belo, estudantes e docentes que integram a Liga de Ginecologia e Obstetrícia (LIGO) da UNILA realizam exames citopatológicos de colo de útero, avaliação de mamas e teste rápido para doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), das 8h às 14h. Para participar, é necessário levar RG, comprovante de residência e cartão SUS atualizado. Os alunos farão duas palestras: uma sobre a importância do autoexame das mamas, e outra sobre a importância da realização do exame de prevenção do câncer de colo de útero. A ação faz parte da campanha Outubro Rosa.

Atividades com a população e em unidades de saúde, faz parte do projeto curricular do curso de Medicina da UNILA. O curso tem entre seus objetivos a formação de médicos para adequado atendimento, na perspectiva da integralidade do cuidado aos indivíduos e comunidades. Na última quarta-feira (19), os acadêmicos estiveram na Unidade Básica de Saúde da Vila C Velha, onde foram realizadas orientações e coleta de material para exames, com a supervisão de profissionais de saúde.

Por: Assessoria