ESTARFI poderá ter tempo de tolerância de até 15 minutos                                                     

Share Button

ESTARFI poderá ter tempo de tolerância de até 15 minutos

O alto índice de notificações emitidas pelos fiscais do Estacionamento Regulamentado de Foz do Iguaçu – ESTARFI, após poucos minutos do fim do prazo regulamentar do horário registrado nos parquímetros, tem causado muitas reclamações dos motoristas aos vereadores.

Buscando amenizar a situação e promover uma melhoria no relacionamento com o cidadão, o Vereador Zé Carlos (PMN), está solicitando ao Instituto de Transporte e Trânsito – FOZTRANS, informações que possibilitem instituir um tempo de tolerância de 15 minutos, após o período de estacionamento contínuo na mesma vaga.

Para o Vereador, é possível se adotar este tempo de tolerância, uma vez que o motorista utiliza o estacionamento para ir a uma casa lotérica, banco ou correios e, por algum motivo ocorre o atraso devido a filas, queda do sistema de internet e outros. “Os usuários estão reclamando que os seus veículos estão sendo notificados em virtude de diferença de poucos minutos após o período permitido de estacionamento, e isto tem causando grande revolta entre muitos”, acrescentou Zé Carlos ao defender o Requerimento 422/2015.

“O cidadão estaciona o veículo para ir à alguma loja, lotérica ou outros locais, efetua o pagamento do período máximo (120 minutos) e, por algum motivo atrasa minutos, algo em torno de 5 ou 10 minutos, e acaba sendo notificado injustamente mesmo tendo realizado o pagamento máximo”, disse Zé Carlos.

O Documento encaminhado ao FOZTRANS para análise e posterior resposta, está solicitando a criação de um tempo de tolerância que, segundo o vereador, poderá ser inserido no mesmo sistema (parquímetro) após a finalização do tempo pago pelo cliente. Ou seja, se o cliente utilizar 120 minutos do parquímetro, o próprio sistema fará a contagem regressiva de até 15 minutos e, quando finalizado, aí sim o fiscal do ESTARFI poderá aplicar a notificação. O mesmo procedimento poderá ser utilizado para aqueles que utilizarem meia hora ou até 15 minutos. O Vereador acredita que o FOZTRANS irá entender a necessidade e realizar um reajuste no sistema que poderá instituir o tempo de tolerância.

Fonte: CMFI