Em represália a Beto Richa, empresas aéreas cancelarão voos entre Curitiba e Foz

Share Button
Foto: Esmael Morais
Foto: Esmael Morais

A crise econômica é somente um pretexto. As companhias aéreas, especialmente TAM, Gol e Azul, começaram a cancelar voos para cidades paranaenses, em represália ao governador Beto Richa (PSDB), que aumentou o ICMS do querosene de aviação de 7% para 18%, seguindo na contramão dos demais estados do Sul, do Nordeste e do Distrito Federal, que baixaram impostos para estimular o turismo e o desenvolvimento da aviação regional.

A TAM está cancelando, a partir do mês de abril, os voos diretos entre Curitiba e Londrina e entre Curitiba e Foz do Iguaçu. A Gol está cancelando voos de Maringá para Curitiba e São Paulo. E a Azul, além de reduzir voos para Cascavel e outras cidades, sepultou a ideia de abrir novas rotas para Ponta Grossa, Guarapuava e Paranaguá.

O governador tucano chegou a se reunir com executivos das empresas e o dono da Azul no ano passado, mas os deixou falando sozinhos e sem qualquer resposta, após alimentar a expectativa de poderia recuar no aumento do imposto. A desculpa é que o secretário da Fazenda, Mauro Ricardo Costa, não deixa de jeito nenhum.

o ICMS sobre o querosene de aviação no Paraná é um dos maiores do Brasil; esse combustível representa 38% dos custos das companhias aéreas.

Fonte: Esmael Morais