Em Foz do Iguaçu, início do Ramadã é comemorado com show de luzes

Share Button

O Ramadã começou de uma maneira diferente em Foz do Iguaçu. Um show de luz e movimento marcará a passagem do mês sagrado islâmico. No período de 27 de maio à 24 de junho, a Mesquita Omar Ibn Al-Khattab, receberá a projeção de videomapping.

O Centro Cultural Beneficente Islâmico (CCBI), é o idealizador do atrativo, em parceria com FPTI (Fundação Parque Tecnológico de Itaipu), Fundação Cultural e RPC TV Cataratas (afiliada da Rede Globo em Foz).

A abertura oficial ocorreu no sábado (27) com a presença do Sheik Abdo Nasser El Khatib, o presidente do CCBI, Mohamad Beha Rahal, o bispo Dom Manoel Rocha, o vice-prefeito, Nilton Bobato, o secretário de Turismo, Indústria e Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla, o diretor-presidente da Fundação Cultural, Juca Rodrigues, o diretor de Assuntos Internacionais, Jihad Abu Ali, o diretor de Marketing e Eventos da Secretaria de Turismo, Washington Sena, entre outros.

Os moradores e turistas podem acompanhar diariamente o espetáculo de luz e cor no horário das 19h às 21h, na Rua Meca, 599, Jardim Central. Mais informações através dos números de telefone 45 3573-1123 e 3025-1123.

Projeção

A técnica de videomapeamento consiste na projeção de vídeo em objetos ou superfícies irregulares, tais como fachadas de edifícios e estátuas, por meio da utilização de um software especializado. Foram os parceiros do Centro Cultural que providenciaram o software e o vídeo que será projetado, composto por uma arte especial com motivos que remetem ao período mais importante do calendário muçulmano.

Na crença islâmica, o Ramadã foi o mês em que foi revelado o Alcorão, livro sagrado dos muçulmanos. Como os praticantes do islã se baseiam no calendário lunar, o período vai ser compreendido entre 27 de maio a 24 de junho.