Educação Ambiental é tema em evento do Dia do Rio Iguaçu, em Foz do Iguaçu

Share Button

O Município de Foz sediou nesta sexta-feira (17) parte da programação da Semana do rio Iguaçu, e em especial o Dia do rio Iguaçu, comemorado todo dia 17 de novembro. A promoção do evento foi do Governo do Estado, coordenado e organizado pela Copel, Sanepar, Unilivre e Paraná Metrologia, em parceria com a Itaipu Binacional e apoio do Governo Municipal de Foz do Iguaçu. O Ministro da Saúde, Ricardo Barros, a vice-governadora do Paraná, Cida Borghetti, o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro e o presidente da Sanepar Mounir Chaowiche abriram as comemorações no Centro de Recepção de Visitantes (CRV) de Itaipu.

Durante o evento teve apresentações da Banda do 34º Batalhão do Exército Brasileiro, entrega de troféus “Amigos do Rio Iguaçu”, e, a participação de alunos das escolas municipais Arnaldo Isidoro de Lima e Padre Luiggi, escolas que já desenvolvem ações importantes ligadas à preservação consciente do meio ambiente e reaproveitamento de água.

O Ministro da Saúde anunciou recursos na ordem de R$ 1 bilhão de reais, do Ministério das Cidades, para os programas de saneamento e de revitalização de rios em todo Paraná. “Haverá muito investimento para este programa de revitalização do rio Iguaçu, coordenado pela vice-governadora, e especialmente pelo anúncio de recuperação do rio Belém, em Curitiba, que vai favorecer muito a limpeza do rio Iguaçu num todo, além das Cataratas que marcam o rio Iguaçu e são um patrimônio importante que temos em Foz e no nosso estado. O governo federal está dispondo recursos para a capital, para a recuperação do rio Belém, por meio do Ministério das Cidades que opera nesta área, e nós estamos também fazendo uma ação integrada com a vigilância, com a agência nacional de águas, visando a recuperação do rio. Serão anunciados mais de R$ 1 bilhão em recursos de saneamento no Paraná, com várias cidades do estado envolvidas num programa de despoluição de rios, e saneamento,”, disse o Ministro.

A vice-governadora, Cida Borghetti, destacou a importância de todo o projeto. “Hoje é um dia emblemático, pois é o dia do Rio Iguaçu, o rio mais importante do Paraná e é o dia que comemoramos o dia do rio, uma lei de minha autoria quando estava na Assembleia Legislativa e já no próximo dia 28 acredito que o prefeito de Curitiba assine ordem de serviço para despoluição do rio Belém, importante ação para a revitalização do rio Iguaçu. E espero, num curto espaço de tempo, como coordenadora que estou atualmente da revitalização, devolver o rio Iguaçu limpo à toda população paranaense”, disse Cida.

Para o prefeito, Foz do Iguaçu tem seguido um caminho muito importante com relação à preservação do meio ambiente e às ações mais sustentáveis depois que assumiu o compromisso dos ODS, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da agenda 2030 definida pelas Nações Unidas. “É um compromisso nosso efetivar ações mais estratégicas em prol do meio ambiente e de toda cadeia da sustentabilidade. Por isso, realizar a Semana do Rio Iguaçu aqui na cidade é extremamente importante para despertar a consciência da prática em defesa do rio e da natureza. Somos apoiadores deste evento, assim como outras grandes instituições de nosso Município que fazem parte. Dependemos que esse rio seja preservado para o nosso turismo e para o futuro da natureza, da economia e da sustentabilidade da nossa região”, disse Chico Brasileiro.

Semana do Rio Iguaçu

A Semana do Rio Iguaçu faz parte das programações do Comitê Gestor formado pelo projeto de revitalização do rio Iguaçu, em que os municípios e instituições apoiadoras são convidados a realizar atividades de conscientização da preservação do rio, das matas ciliares e abrindo cada vez mais as discussões sobre os processos de conservação e processos ecológicos essenciais à qualidade de vida.

Dia do Rio Iguaçu

O “Dia do Rio Iguaçu” foi criado pela atual vice-governadora do Paraná, Cida Borghetti, quando deputada estadual, através da Lei nº 165.602/2010, em que institui o dia 17 de novembro como o Dia do Rio Iguaçu. Uma data para ser lembrada, comemorada e exaltada pela importância de ser o maior rio do Estado. É afluente do rio Paraná, formado pelo encontro dos rios Iraí e Atuba na parte leste de Curitiba, junto à divisa deste com os municípios de Pinhais e São José dos Pinhais.
O termo “Iguaçu” é oriundo da língua Guarani, significando “rio grande”, através da junção de y (água, rio) e guasu (grande). Em espanhol, adotou-se a grafia Iguazú.

Presenças

Estiveram presentes a deputada estadual Maria Victória de Barros, autora do projeto “Rota Turística do Rio Iguaçu”, Mario Celso Cunha da coordenação da Semana do Rio Iguaçu, representantes das forças de segurança, diretores e coordenadores de institutos e entidades, da Itaipu Binacional, do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), prefeitos de municípios vizinhos, as vereadoras municipais de Foz, Nanci Rafagnin Andreola, Rosane Bonho, o secretário municipal de Educação, Fernando Lima, a secretária municipal de Meio Ambiente, Ana Biesek, a secretária municipal de Saúde, Inês Weizemann, o secretário municipal de Agricultura, Thiago Kodama, superintendentes, diretores municipais e o Chefe de Gabinete da Prefeitura de Foz, Kalito Stoeckl.

Por: AMN
Fotos: AMN/ITAIPU/AEN