Comunidade da Vila C faz mobilização para revitalizar Córrego Brasília

Share Button
Foto: JIE
Foto: JIE

A comunidade da Vila C fará, nesta quarta-feira (9), a partir das 15h30, uma atividade de sensibilização e mobilização sobre o processo de revitalização do Córrego Brasília. A ação, que tem apoio de Itaipu Binacional, será na passarela que liga a chamada Vila C antiga à nova Vila C.

O principal objetivo da atividade é chamar a atenção dos moradores sobre a necessidade de cuidar bem do espaço público, mostrando como era o córrego e seu entorno antes do trabalho e as melhorias que foram executadas.

A primeira etapa do processo começou no ano passado, com uma série de ações patrocinadas por Itaipu – como a limpeza do córrego e das nascentes, revitalização da passarela, instalação de cercas para proteger a área e de calçadas na Rua Aracaju, próximo ao córrego.

No período, parte das famílias que ocupavam a área de proteção foi realocada para outros espaços. Também foi realizado um intenso trabalho de educação ambiental com a comunidade, para levantar problemas e definir prioridades.

“A área ainda não está 100%, mas melhorou muito, está bem mais limpa”, disse a educadora Lucilei Bodaneze Rossasi, da Divisão de Educação Ambiental (MAPE.CD).

A expectativa é que o processo seja concluído em três fases, com apoio do poder público municipal, culminando com a criação do Parque Brasília, um espaço de lazer para a família, com pista de caminhada, bancos, ciclovia, praça e outras melhorias.

Fonte: JIE