Comboio de veículos com drogas, armas, munições e cigarros é apreendido na Operação Muralha

Share Button

Nesta quarta-feira (22), próximo a barreira de fiscalização instalada ao lado da praça de pedágio em São Miguel do Iguaçu/PR, durante abordagem no âmbito da Operação Muralha, servidores Receita Federal em conjunto com a equipe do Helicóptero da RF, policiais do BPFron e da PRF apreenderam um comboio de veículos com drogas, armas, munições e cigarros.

Por volta das 15hrs, durante uma ronda de rotina nas estradas secundárias próximas a barreira de fiscalização de São Miguel do Iguaçu/PR, equipes de fiscalização avistaram um comboio com três veículos com atitudes suspeitas. A equipe então se aproximou para realizar a abordagem, porém os veículos rapidamente evadiram-se da fiscalização em várias direções. Prontamente as equipes de solo com o apoio aéreo realizaram o acompanhamento tático dos fugitivos, conseguindo deter todos os carros do comboio. O primeiro veículo era um Fiat Uno que parecia ser um batedor para os demais por não possuir mercadorias, porém com ocorrência de furto. O segundo era um Kia Sportage que estava carregado com 15 mil maços de cigarros, também com ocorrência de furto; e o terceiro outro Fiat Uno, com registro de locação, onde foram encontrados 48,8 kg de maconha, três pistolas Glock calibre 0.40 e 1200 munições do mesmo calibre.

Ao final da operação, foram presos os homens que conduziam o Kia e o Fiat Uno com a droga. O primeiro um jovem morador de Santa Teresinha do Itaipu/PR com passagens por contrabando e receptação, e o segundo um senhor de 48 anos morador de Santos/SP com passagem por furto. Não foi possível localizar o terceiro condutor. Tanto os homens quanto os carros e as mercadorias ilícitas foram encaminhados para a Polícia Federal em Foz do Iguaçu.

Ainda no mesmo dia, por volta das 23h, um ônibus da linha Foz do Iguaçu/PR – Londrina/PR foi abordado pela equipe. Ao ser realizada uma inspeção minuciosa nas bagagens dos passageiros que estavam no bagageiro do coletivo, foram encontrados, dentro de uma mala, 15kg de substância análoga a maconha. O proprietário da mala, um homem de 25 anos, confessou que levaria a droga para Londrina e se negou a dar mais detalhes. Tanto a droga quanto o passageiro foram detidos e encaminhados para a Delegacia da Polícia Civil de São Miguel do Iguaçu/PR para os procedimentos cabíveis.

A Operação Muralha, que envolve servidores da Receita Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil do Paraná, Polícia Militar do Paraná – BPFRON, Marinha e Exercito brasileiros, teve início no dia 3 de maio, sem prazo de encerramento.

Essa iniciativa está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto nº 8.903/2016, tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e de fiscalizações atuantes nas fronteiras, e como foco, o fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, armas e medicamentos, entre outros. Participam da Operação a Receita Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar do Paraná – BPFRON, Força Nacional de Segurança – FNSP e Foztrans – Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu.

Por: Comunicação da Receita Federal