Claudia Pereira: a primeira mulher eleita deputada por Foz do Iguaçu se destaca na ALEP

Share Button

O mandato da deputada de Foz do Iguaçu/PR, Claudia Pereira (PSC), tem sido marcado por uma atuação produtiva. Em dois anos e meio na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), a deputada já apresentou cerca de 44 Projetos de Lei (PL), dois Projetos de Lei Complementar (PLC), um Projeto de Resolução (PR), duas Proposta de Emenda à Constituição (PEC) e assinou mais de 500 requerimentos. Os números impressionam e chamam a atenção por se tratar de uma deputada que está em seu primeiro mandato.

O desempenho fica ainda mais evidente, quando analisado a quantidade de projetos que se tornaram leis, das 44 PL’s, por exemplo, 25 foram sancionadas ou promulgadas pelo executivo, ou seja, uma efetividade de 56,8%.

Nos últimos meses, a deputada tem intensificado os seus esforços para viabilizar a construção de mais dois viadutos em Foz, fato este reconhecido pelo governador Beto Richa (PSDB). Durante uma solenidade que ocorreu no dia 29 de maio no Palácio Iguaçu, sede do Governo do Estado em Curitiba/PR, Richa, falou das constantes lutas da deputada e do ex-deputado, e agora, prefeito Chico Brasileiro (PSD) em prol de novos viadutos na cidade.

Na ALEP, atualmente a deputada é presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e do Idoso; vice-presidente da Comissão de Defesa dos Diretos da Mulher; membro das comissões de Constituição e Justiça; de Orçamento e do Mercosul e Assuntos Internacionais.

Claudia Pereira foi eleita em 2014 pela coligação ‘Paraná Mais Forte’ com 29.379 votos, e entrou para a história da política paranaense como sendo a primeira mulher eleita deputada estadual por Foz do Iguaçu.

Entre as leis de mais destaques estão:

* Lei Nº 18597 que obriga hospitais, clínicas e postos de saúde que integram a rede pública e privada de saúde do Estado a comunicarem indícios de maus tratos que envolvam crianças e adolescentes.

* Lei Nº 18563 que disposição sobre a obrigatoriedade por parte dos hospitais públicos e privados do registro e da comunicação imediata de recém-nascidos com Síndrome de Down às instituições, entidades e associações especializadas que desenvolvem atividades com pessoas com deficiência no Estado do Paraná.

* Lei Nº 18852 que determina a comunicação, por parte dos hospitais, clínicas e postos de saúde que integram a rede pública e privada de saúde do Estado, da ocorrência com indícios de maus tratos que envolva idosos, na forma que especifica.

* Lei Nº 18536 que disposição sobre o direito ao aleitamento materno nos estabelecimentos do Estado do Paraná.

* Lei Nº 18775 que dispõe sobre a qualidade do papel utilizado na impressão de comprovantes aos consumidores emitidos nos estabelecimentos em geral.

* Lei Nº 18641 denomina o município de Foz do Iguaçu como a “capital do turismo” do estado do Paraná.

* Lei Nº 18972 determina a obrigatoriedade de afixação de cartazes em hospitais, casas de saúde e clínicas conveniadas com o SUS, informando da vedação de cobrança de procedimentos.

* Lei Nº18867 institui a região turística Cataratas do Iguaçu e caminhos ao lago de Itaipu.