Chineses conhecem sistema de saúde de Foz

Share Button

chineses

O Secretário Municipal da Saúde, Gilber Ribeiro, recebeu hoje uma delegação da China que está em Foz do Iguaçu para conhecer o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS). O grupo, ligado à prefeitura da cidade de Kunming, capital da província de Yuman, no sudeste chinês, veio ao Brasil para trocar informações sobre a assistência à saúde. Os orientais revelaram que, assim como no Brasil, o atendimento primário é gratuito, mas a maior parte das especialidades tem contrapartida do paciente. “Quando o paciente chinês é muito pobre e não tem condições de arcar com o tratamento, os custos são pagos pelo município”, disse Ribeiro, logo após a audiência.

Kunming é uma metrópole cosmopolita com cerca de 4 milhões de habitantes e fica num local estratégico, nas encostas que levam ao Tibet. A região possui enorme influência das minorias étnicas chinesas, como os Yi, que tem língua e escrita próprias. Um dos destaques turísticos da cidade é a Floresta de Pedra, uma formação rochosa esculpida pela natureza.

Gilber Ribeiro recebeu presentes da delegação, que foi conhecer de perto as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Estavam presentes ao encontro o vice-diretor da Associação Popular Municipal de Kunming para Relações com o Exterior, Guo Hongbo; o diretor da Comissão Municipal de Saneamento e Planejamento Familiar, Gong Khilong; o reitor do Primeiro Hospital Popular de Kunming, Xu Yonggang; o diretor do departamento de Supervisão e Execução de Saneamento da Secretaria Municipal da Saúde Pública, Feng Ling; a reitora do Hopspital Materno e da Saúde da Criança, Qian Lee; e a vice-diretora do Escritório Administrativo da Comissão Municipal de Saneamento e Planejamento Familiar, Bai Hua.

Por: AMN