Cerca de 6 mil pessoas marcaram presença no desfile em homenagem aos 193 anos de independência do Brasil

Share Button

desfile

O público compareceu em massa para prestigiar o desfile em homenagem os 193 anos de Independência do Brasil, que foi realizado na manhã desta segunda-feira (07) na Avenida Paraná em Foz do Iguaçu.

98 entidades civis e militares, motorizados e mecanizados participaram do desfile, que contou também com a presença de autoridades municipais, estaduais e países vizinhos. Cerca de 6 mil pessoas estiveram presentes na solenidade.

As homenagens os 193 anos de Independência do Brasil tiveram início com o hasteamento das bandeiras. As entidades civis formam as primeiras a desfilar. Guarda Mirim, Acdd, Ordem Demoley, Assembléia Luz das Águas/Ordem Arco Íris, Secretaria de Assistência Social, Provopar, Rotary Club, Melhor idade, Copefi, Clube dos Desbravadores, Grupo escoteiro Guairacá, Cataratas, Líbano Brasileiro, Três Fronteiras, Pedra que Canta e Esquadrão Caveira.

A secretaria municipal da educação teve a participação especial com alunos de 38 unidades entre escolas e centros municipais de educação infantil – Cmeis. Os centros prepararam homenagens especiais aos bairros onde estão localizados e aos seus pioneiros.

“Foi uma grande comemoração e com público melhor que o ano passado. O tempo colaborou, e ficamos felizes da cidade estar enaltecendo o espírito de civismo e comemorando a Independência do Brasil. Esperamos que Foz do Iguaçu continue nessa ascendência, não só crescendo no número de população, como também no desenvolvimento, porque é isso que queremos para nossa cidade, uma Foz do Iguaçu cada vez mais desenvolvida em todos os aspectos” salientou o prefeito Reni Pereira.

Também participaram na área de educação instituições particulares como: Mãe Maria, Colégios Beta, Adventista, Caesp, Dinâmica e o Colégio de Ciudad del Este, San blás. Na sequência foi a vez da associação iguaçuense de artes marciais, Umadfi, Instituto Mhe Hua de Sipalki-do, Icli com o projeto velejar é preciso, Acci – ciclistas, CTG charrua e Acorrefoz. Logo após foi realizado o desfile dos militares ao som das bandas do exército e da guarda municipal.

“Todos os anos viemos no desfile, mas hoje está diferente, mais pessoas vieram , está tudo muito bem organizado. Minha filha desfila na Guarda Mirim e meu esposo no Corpo de Bombeiros, para nós é um orgulho muito grande participar da comemoração dos 193 anos da Proclamação da Independência”, destacou a esteticista Luciene Soares.

As entidades militares desfilaram a pé e na sequência a ala mecanizada. Capitânia Fluvial do Rio Paraná, 34º. Batalhão de Infantaria Mecanizado, Destacamento de Controle do Espaço Aéreo, 14º. Batalhão da PM, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal.

O Mecanizado Militar também contou com a participação da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícia Militar – Ambiental, Foztrans, Samu, Receita e Polícia Federal.

“Esta tudo lindo, mas o que gostamos mesmo de ver é ala dos carros do Exército, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Guarda Municipal, é muito bonito ver o quanto nossa cidade está preparada, e como o sentimento de patriotismo permanece, apesar da crise que vivemos em todo Brasil”, ressaltou Daniela Pandovani.

Também ganharam destaque os setores de imigração; o canil, que tem ajudado no combate ao tráfico de drogas; o grupo de bombas e explosivos – com apresentação da roupa antibombas e ainda a segurança de dignatários como: presidentes, diplomatas, entre outros.

“Estou em Foz do Iguaçu desde sexta-feira, viemos aproveitar o feriado, e sabendo do desfile, acordamos cedinho e viemos prestigiar, e vou te falar, valeu muito à pena, foi um programa diferente”, disse Maria do Carmo, da cidade de Mandaguari.

A parte de motorizados civis foi à última a se apresentar no desfile reunindo: Provopar, Catarautos, Secretaria da Agricultura, Equipe Foz 4×4, Scuderia Foz, Low Iguazú, Iguautos, Moto clube Quatis Cataratas, Cães sem Fronteira, Dragões da Fronteira e Barraqueiros do Asfalto.

Por: AMN