Centro de Convivência do Idoso oferece curso de informática para os idosos

Share Button

fronteira urgente informatica

O Centro de Convivência do Idoso – Afra Roth em Foz do Iguaçu abriu vagas para o curso de informática. Os idosos interessados em participar, devem ter acima de 50 anos e comparecer ao CCI, com os documentos pessoais (RG, CPF e comprovante de residência) para realizar o cadastro. As aulas têm início em agosto.

As aulas de informática são uma realização da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, com o Governo do Estado do Paraná, por meio da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná – CELEPAR e Provopar Ação Solidária.

De acordo com o coordenador do Centro de Convivência do Idoso, João Batista (Formiga), o curso de informática promove a inclusão social entre os idosos. “O curso de informática, que tem a duração de um mês, promove a inclusão social, tendo como objetivo, inserir os idosos na era digital. Eles aprendem a navegar na internet e interagir nas redes sociais”, explica Formiga.

ATIVIDADES

O Centro de Convivência do Idoso, que fica no Jardim São Paulo, promove várias opções de atividades entre recreativas, artísticas e culturais aos idosos do município. São elas:

Danças culturais e dança de salão – As aulas de danças culturais, ministradas pela professora Edi Maria Paul, acontecem quatro vezes por semana, nas segundas é das 14h30 às 16h, nas terças e quintas é das 15h às 17h, e nas sextas-feiras é das 9h às 10h30.

Coral da 3ª idade – Nas segundas-feiras, a partir das 16h, os idosos podem participar do Coral da Terceira Idade, orientados pela maestrina Ellen Gabriel, que trabalha o canto e alguns instrumentos, com estilos musicais que remetem à infância e à juventude dos idosos, como sertanejo e gospel.

Ginástica coletiva – A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer enquanto parceira oferece aulas de ginástica coletiva, ministradas pela professora de educação física Janete Pelicer de Medeiros. As aulas acontecem duas vezes por semana, nas terças e quintas-feiras, das 7h às 8h para pessoas na faixa etária de 40 a 50 anos e, das 8h às 9h e das 17h às 18h, é voltada para pessoas acima de 60 anos.

Baile da Terceira Idade – Nas quartas-feiras, acontece o tradicional Baile da Terceira Idade, das 15hs às 18h.

Roda de chimarrão – Na terceira quinta-feira de cada mês, tem à tarde do chimarrão, a partir das 16h. Nele, os idosos podem levar instrumentos como acordeão, gaita e violão.

Roda de conversa – A roda de conversa acontece toda quinta-feira, das 14h às 15h, com psicólogos e estagiários do curso de psicologia do Anglo Americano. Na terapia comunitária, os idosos compartilham sua vida e suas experiências com o grupo, trocam ideias e conversam sobre diversos assuntos.

Sarau – Os idosos podem demonstrar seus talentos no sarau, que ocorre na terceira quinta-feira de cada mês, a partir das 18h.

Saúde – O psicólogo Luiz Bonazzi oferece atendimento de forma gratuita, nas terças-feiras das 8h às 12h, preferencialmente para idosos, podendo atender também aos seus parentes. O Centro de Convivência do Idoso também dispõe de uma técnica de enfermagem, Anair Quadros, que todos os dias, faz avaliações e orientações sobre a saúde dos idosos.

O Centro de Convivência do Idoso fica localizado na Avenida República Argentina, próximo à Praça da Bíblia. O telefone é o 3901-3257. O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

Por: AMN