Atividades de enriquecimento ambiental fazem parte da programação de Natal do Zoológico Bosque Guarani

Share Button
Foto:descansoploucura.blogspot.com
Foto:descansoploucura.blogspot.com

A equipe de funcionários do Zoológico Bosque Guarani em parceria com o Hotel Tarobá está preparando uma atividade diferente para os animais, que contará com a colocação de presentes e enfeites de Natal no recinto dos macacos-prego, sagüis, quatis, onça-pintada e araras. A atividade acontece na próxima terça-feira (15) no período da manhã e da tarde.

Os macacos e os sagüis receberão caixas de papel com alimentos que eles deverão abrir para poder degustar. A onça-pintada vai poder interagir com um saco de tecido, onde será colocado seu alimento preferido (a carne) que ficará pendurada no recinto para que ela alcance e abra o alimento. No recinto das araras serão colocadas pinhas com sementes e ração em forma de pelets, para que elas possam se alimentar de uma maneira diferente da habitual.

As atividades de enriquecimento ambiental são feitas regularmente para que os animais possam ser estimulados com o uso de alimentos, sons, cores e brinquedos e dessa forma diminuir o grau de stress de cativeiro a que são expostos. Essa ideia foi adotada, pois a maioria desses animais já foram vítimas de maus tratos decorrentes do tráfico, mas tiveram um final feliz e foram encaminhados ao Zoológico para serem cuidados por uma equipe de profissionais que inclui tratadores, veterinários e biólogos, que realizam estudos de comportamento e estimulo á reprodução, para garantir a manutenção da espécie, sendo que algumas delas estão ameaçadas de extinção.

As atividades de enriquecimento ambiental é uma parceria entre funcionários do Zoo e do Hotel Tarobá que fica próximo ao Bosque Guarani. Além disso, vai servir para divulgar o espaço que é mantido pela Prefeitura Municipal, por meio da secretaria municipal de Meio Ambiente, além de estimular a visitação dos hospedes do Hotel ao Zoológico durante o período que as atividades serão desenvolvidas.

Toda a população de Foz do Iguaçu está convidada a prestigiar a atividade. Outras informações pelo fone: 9997- 3470, com Sidnei.

Por: AMN